Seguro para motos: 3 coisas que você precisa saber

Assim como acontece com carros, as motos muitas vezes são o sonho de consumo de meninos que quando viram homens não hesitam em realizá-lo. Mas ao transformar o desejo em realidade é preciso ter cuidados que vão além da direção. Isso porque o índice de roubo e furto a essa categoria de veículo tem aumentado consideravelmente. Entre janeiro e maio de de 2017 foram roubadas mais de 4 mil motos no Estado do Rio, um aumento de 21% em relação ao ano anterior. Já em São Paulo, entre janeiro e março foram roubadas 9.569 motos o que equivale a 106 roubos por dia. Com isso, a contratação de um seguro para motos se torna indispensável para transitar tranquilamente.

Além de proteger o seu bem, existem seguradoras que oferecem opções de seguros para motos com coberturas e benefícios diferenciados. Entre elas está a Porto Seguro que conta com opções exclusivas para atender as necessidades de todos os perfis de cliente. Escolher o seu seguro não é uma tarefa simples, nós sabemos. Por esse motivo, resolvemos escrever esse artigo para solucionar algumas dúvidas frequentes. Confira:

Qual seguro para motos eu devo escolher?

Existem dois tipos de seguros para motos: compreensivo e não-compreensivo. A primeira opção compreende todos os riscos a que sua moto está sujeita, ou seja, oferece uma cobertura mais abrangente. Já o seguro não-compreensivo tem como objetivo apenas o primordial, proteger sua moto de roubos e furtos.

Os seguros não-compreensivos costumam oferecer tarifas menores, porém nem sempre o custo x benefício compensa. Isso porque coberturas mais completas costumam oferecer assistência 24 horas, danos a terceiros e até cobertura de acessórios. Sem contar os benefícios exclusivos que algumas seguradoras oferecem como curso de pilotagem, descontos em oficinas e até mesmo reparos emergenciais na residência como é o caso da Porto Seguro.

Coberturas e benefícios do meu seguro

Se a sua escolha for o seguro para motos compreensivo, você terá direito a coberturas básicas e algumas opções adicionais. É importante avaliar as opções de acordo com as suas necessidades levando em consideração os locais por onde irá transitar. Afinal, o que adianta contratar diversas coberturas e na hora do acidente nenhuma delas cobrir o seu dano, não é?

Vamos dar um exemplo para você entender melhor. O seguro para motos que você escolheu inclui na cobertura básica reboque. Porém você gosta muito de viajar e essa assistência tem restrição com distância, logo o ideal seria você contratar uma cobertura adicional para estender a quilometragem da sua assistência. Ficou mais claro?

O valor da franquia

A franquia do seguro para motos funciona da mesma forma que com carros. Quanto maior for o valor da franquia em caso de sinistro, menor será o valor do seguro e vice-versa. Nesse caso, é importante avaliar se você prefere ser pego de surpresa em caso de acidente tendo que arcar com custos inesperados ou se programar para investir em um seguro para moto que não te deixe desesperado em caso de acidentes.

Os seguros que cobrem a perda parcial da moto, ou seja, quando os danos são inferiores a 75% do valor do veículo. Nesses casos, o segurado deve pagar a franquia que equivale a uma parte do conserto do veículo.  Quando se trata de uma cobertura adicional, existe uma tabela de valores pré-definida. Por esse motivo, é preciso estar atento para avaliar o custo x benefício da contratação. A Porto Seguro por exemplo, conta com benefícios exclusivos de lazer e serviços que não tem relação com a franquia. Sendo assim, pode ser uma boa opção não só para sua moto, mas também para sua família.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre seguro para moto, está preparado para fazer a sua escolha? Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de tudo sobre seguros!

Ah! Já ia esquecendo..

Não deixe de comparar as seguradoras, mas já adianto que a Porto Seguro é uma das melhores opções quando o assunto é proteção e benefício. Quer saber mais? Acesse o site e confira!