Entenda como funciona o Sistema de Saúde Suplementar no Brasil

Em um mercado que já existe a mais de 60 anos no país, brasileiros de diversas regiões reclamam da ineficácia do seu atual Plano de Saúde, onde se queixam de não conseguirem obter consultas e pela sua demora para a realização de exames em laboratórios. Bom, primeiramente temos que entender a situação do Sistema De Saúde Suplementar no país, o qual representa o setor privado de saúde.

De acordo com a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), órgão responsável por essa área, Planos de Saúde ou Convênios Médicos são responsáveis por suplementar o Sistema Único de Saúde (SUS) e não substituí-lo por completo, ou seja, é viável que embora o sistema de saúde suplementar esteja presente no cotidiano do brasileiro desde sua formação, esses Planos de Saúde não serão totalmente eficientes em um país em que o SUS não consiga cumprir sua atribuição para a população. Devido a isso, a legislação representante da área de saúde prejudica mais ainda o sistema do setor público pois requisita um valor para custear medicamentos e procedimentos médicos bem menor do valor que deveria ser aconselhável. Portanto a Justiça que requisita um valor baixo para custear o tratamento da população carente de atendimento acaba não cumprindo sua função social, e como resultado acaba aumentando o número de filas no país.

Ainda de acordo com a ANS, o Brasil conta com aproximadamente cinquenta milhões de pessoas requisitando algum tipo de Plano de Saúde hoje, seja ele médico-hospitalar ou odontológico. Desta forma, o país fica em segundo lugar no número de pessoas com Planos de Saúde, perdendo apenas para os Estados Unidos. Este quadro representa uma fase ruim para um Brasil em que cento e cinquenta milhões de brasileiros são submetidos a  um sistema público de saúde ineficaz, criando grandes distorções para a iniciativa privada preencher e custear. Logo, onde 9% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil representa gastos na área da Saúde, 55% destes gastos são cobertos pelo sistema suplementar, ou seja, o setor privado.

Consequentemente, a importância da escolha do seu tipo de Plano de Saúde e onde efetuá-lo se tornou um compromisso para a sua satisfação em um país que deixa a desejar no setor público. Além disso, é fato que a longevidade dos brasileiros está cada vez maior, e assim com mais idosos precisando de Planos de Saúde ainda mais eficazes, a procura por um se torna cada mais requisitada. Por isso os Planos de Saúde ou Convênios do Porto Seguros se encaixa na lista dos mais procurados pela população, pois além de se importar em disponibilizá-lo com preços acessíveis, o atendimento ao cliente sempre ficou entre os melhores índices brasileiros. A importância da tecnologia de ponta para o atendimento e a profissionalidade dos funcionários tornam estes convênios os mais requisitados.