Melhor prevenir do que remediar?

Prevenir ou Remediar

Na maior parte do tempo, andamos distraídos por aí, como se estívessemos em piloto automático, pensando em estudos, trabalho, família e todas as intermináveis tarefas do cotidiano que precisam ser cumpridas. Porém, quando menos se espera, algum acontecimento vira tudo de cabeça para baixo. Ao sair de casa pela manhã, ninguém imagina que pode estar prestes a ter qualquer espécie de problema com o próprio veículo, mas, às vezes, a vida surpreende. A palavra “acidente”, por si só, evoca o sentido de inesperado; ou seja, imprevisível. Assim que percebemos o que ocorreu, vêm à mente todos os momentos do passado em que recusamos a ideia de fazer um seguro de automóvel; ou por ser muito caro, ou por pensarmos que nada de ruim irá acontecer…

Enfim, todas as desculpas que conseguimos tirar da cartola quando nos é conveniente. E então o que se pode fazer para cobrir o prejuízo? Tirar da poupança? Endividar-se? A situação toda seria muito mais facilmente resolvida se o automóvel tivesse seguro. Existem várias opções de cobertura, dependendo do tipo de veículo, da idade do condutor e até da espécie de serviço realizada pelo motorista. Além da proteção veicular, as coberturas oferecem outros benefícios também, como consertos de eletrodomésticos e ar condicionado, mudança de móveis, assistência de guincho 24 horas por dia, locação de carro extra por determinado período, limpeza do automóvel após situações de alagamentos ou enchentes e até mesmo ajuda com aparelhos de informática, celulares e televisões. Ou seja, considerando as especificidades e os valores variados, no fim das contas o que importa de verdade é a tranquilidade que um seguro proporciona. Após uma colisão, um roubo ou furto, a primeira questão que sempre surge é “você tem seguro?”.

Se a resposta for positiva, o alívio logo transparece. Portanto, não adianta querer economizar um pouco antes, se depois o custo será cobrado. É mais válido garantir o seguro automóvel e seguir a famosa máxima: melhor prevenir do que remediar; desta forma, é possível levar a vida de maneira leve, com menos preocupações, com tempo e liberdade para aproveitar os momentos bons, que são os que realmente importam no fim das contas.